top of page

Setembro Amarelo | Transtorno Bipolar

  • por Nayara Alves
  • 29 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

 

"O transtorno bipolar é um transtorno afetivo/humor, caracterizado pela alternância de períodos de depressão e de hiperexcitabilidade ou mania.

Para que seja diagnosticado como transtorno bipolar, é necessário que haja pelo menos um episódio de mania. A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas acredita-se que diversos fatores estejam envolvidos nas oscilações de humor provocadas pela doença: fatores biológicos (diferenças físicas em seus cérebros); desequilíbrio entre os neurotransmissores; desequilíbrio hormonal; hereditariedade (histórico familiar de transtorno bipolar); fatores ambientais (estresse, abuso sexual e outras experiências traumáticas). Os sintomas de transtorno bipolar dependem do tipo exato da doença e variam uma pessoa para outra: - Fase maníaca: diminuição da necessidade de dormir, capacidade de discernimento e concentração diminuída, compulsão alimentar/alcoólica e/ou uso excessivo de drogas, manter relações sexuais com muitos parceiros, gastos excessivos, hiperatividade, aumento de energia, pensamentos acelerados, fala em excesso, autoestima muito alta (ilusão sobre si mesmo ou habilidades), grande agitação ou irritação. A fase maníaca do transtorno bipolar pode durar dias e até meses. -Fase depressiva: desânimo diário ou tristeza, dificuldade de concentração, perda de peso e perda de apetite ou comer excessivamente e ganho de peso, fadiga ou falta de energia, sentir-se sem esperança ou culpado,perda de interesse nas atividades que antes eram prazerosas, baixa autoestima, pensamento sobre morte e suicídio, insônia ou excesso de sono, afastamento social. O risco de suicídio em pessoas com transtorno bipolar é muito grande. O transtorno bipolar não tem cura, mas pode ser controlado. Seguir o tratamento à risca é a melhor forma de prevenir a recorrência das crises, o que assegura uma melhor qualidade de vida ao paciente.

O suicídio pode ser prevenido! Esteja atento aos sinais demonstrados por pessoas próximas à você! Falar sobre suicídio não o estimula! Pode salvar uma vida!"


Karlla Santos

Psicóloga

E-mail: psicologakarllasantos@hotmail.com

 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sua mensagem foi enviada!

Siga:

 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2016 | Vida com Direito

google-site-verification: googleb1764abecd9593e7.html

bottom of page