top of page

Qual a Melhor Disciplina para a 2ª Fase?

  • por Nayara Alves
  • 23 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

 

São sete os caminhos para alcançar a vermelhinha: Tributário, Constitucional, Civil, Penal, Trabalho, Administrativo e Empresarial. Às vezes as pessoas me perguntam qual matéria eu indico para a 2ª fase, (eu, naturalmente, indico trabalho S2), mas a verdade é que não adianta levar em consideração o que os outros sugerem, afinal na hora da prova os outros não estarão lá com você!


Para atender às sugestões, iniciei a pesquisa das estatísticas de peças mais cobradas e índice de aprovação para disponibilizar para vocês. Porém me dei conta que cada pessoa é única e que não adianta se comparar com estatísticas tão impessoais!


Não adianta você pesquisar estatísticas na tentativa de descobrir qual a matéria mais fácil para que você possa escolher. Por exemplo, vamos supor que a matéria que mais aprova é Civil, mas se você odeia Civil, de que adianta prestar a segunda fase em Civil? A preparação para a segunda fase já é desgastante o suficiente para se desgastar ainda mais com uma matéria que você não gosta.


Agora caso você já tenha ideia de qual disciplina fazer, também não adianta olhar as estatísticas, afinal você pode ter escolhido Tributário e, ao verificar a porcentagem de aprovação, se dá conta de que, por exemplo, é a que mais reprova! E aí? Você vai mudar sua escolha?! Talvez não.


Quanto às peças mais cobradas, acredito também que é desnecessário se preocupar com isso. A quantidade de peças não deve ser parâmetro para escolha da área, porque no final das contas você precisará ter em mente o esqueleto de 4 peças: inicial, defesa, recursos e petições simples.


A partir dessas 4 peças você consegue elaborar todas as outras, por exemplo: o esqueleto de uma reclamação trabalhista, em essência, será o mesmo que uma ação de alimentos, qual seja: uma petição inicial!


Se você focar muito na quantidade de peças já cobradas pode cair no engodo de estudar muito aquela que mais caiu ou aquela que nunca caiu e esquecer o resto! E, pela lei de Murphy, será justamente esse "resto" que irá cair na prova! Portanto, prepare-se igualmente para todas as peças!


Quanto ao direito material, a segunda fase exige que o aluno saiba manusear a legislação, já que todas, eu disse TODAS, as áreas realizam a prova com consulta, assim, acredito que a banca mantém o mesmo nível de complexidade nas áreas.


Não adianta procurar ferramentas na tentativa de facilitar a escolha, essas ferramentas podem complicar a decisão, tornando-a nebulosa e insegura, e por consequência, aumentar sua angústia.


Das 7 disciplinas você só precisa escolher uma, você só precisa de um único caminho e ele está dentro de você! Fique tranquilo, a escolha da disciplina é algo intuitivo e que só você sabe qual é a área certa a escolher!


De que mais você precisa para assumir a escolha que está dentro de você?


Por fim, respondo a pergunta “Qual a melhor matéria para a 2ª fase da OAB?”


“A melhor disciplina é a que você mais gosta ou tem mais facilidade de aprender. Não existe disciplina fácil ou difícil, existe o Direito e as afinidades e dificuldades que você tem com ele!”.

 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sua mensagem foi enviada!

Siga:

 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2016 | Vida com Direito

google-site-verification: googleb1764abecd9593e7.html

bottom of page