Setembro Amarelo | Síndrome do Pânico
- por Nayara Alves
- 15 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Continuando nossa campanha do Setembro Amarelo, hoje a psicóloga Karlla Santos vai falar sobre a síndrome do pânico.
"A síndrome do pânico ou transtorno do pânico se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo, desespero e ansiedade. De maneira resumida, o paciente tem a impressão de que pode morrer naquele momento de um ataque cardíaco, pois sente o coração disparar, falta-lhe o ar e tem bastante sudorese.
O transtorno do pânico é considerado uma das formas de manifestação da ansiedade patológica, sendo caracterizado pela forma inesperada com que os sintomas aparecem e o fato de a crise atingir o ápice em poucos minutos.
Em poucos segundos, um paciente, que estava se sentindo bem, pode apresentar sintomas como: taquicardia, tremores, falta de ar, mal-estar estomacal ou no peito, sudorese, sensação de sufocamento, tonturas entre outros.
Em muitos casos, esses sintomas aparecem juntamente com a sensação de que algo trágico, como uma morte súbita, possa acontecer ou pensamentos recorrentes com medo de estar enlouquecendo.
Pessoas com síndrome do pânico sofrem com a ocorrência das crises e também nos intervalos entre uma crise e outra, pois não é possível prever quando uma nova crise ocorrerá.
A síndrome do pânico pode comprometer as atividades cotidianas do paciente, podendo ser bastante debilitante e colocar a pessoa em risco. Muitos pacientes que não possuem um tratamento apropriado, ou que talvez desconheçam que possuem o transtorno, podem pensar em suicídio, como uma forma de "resolver" o problema e buscar uma solução para o sofrimento.
Fique atento aos sinais demonstrados por pessoas próximas à você!
Os sintomas associados à síndrome do pânico não desaparecem e a tendência é aumentar a frequência e intensidade, podendo variar de um paciente para outro.
Existe tratamento para a síndrome do pânico e quanto mais rápido se buscar ajuda, melhor será a qualidade de vida do paciente.
Ajude a salvar uma vida! Apoie esta causa!"
Karlla Santos
Psicóloga
Instagram: @psicologakarllasantos
E-mail: psicologakarllasantos@hotmail.com
Comentarios