Setembro Amarelo | Prevenção ao Suicídio
- por Nayara Alves
- 1 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Acabei de tomar conhecimento da Campanha “Setembro Amarelo” criada pela OMS que foi implementada no Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina e outras entidades.
Durante o mês de setembro serão promovidas diversas ações com o intuito de prevenir o suicídio e defender a vida. O principal objetivo é combater o estigma que envolve o tema e levar informação para a população.
Infelizmente, o assunto ainda é tabu na sociedade. Concordo com a não veiculação dos casos pelas mídias, porém isso não se confunde com a não veiculação de informação com finalidade preventiva. E no âmbito da discussão de possíveis causas que levam ao ser humano a uma medida desse nível, é possível encorajar e acolher as pessoas que necessitam de ajuda!
Acredito que nada, nada acontece absolutamente do dia para a noite, mesmo o suicídio. E compartilho da opinião que por trás de um suicídio existia uma pessoa que clamava por ajuda, que, talvez, estivesse psíquica e emocionalmente doente há muito tempo e que, talvez, se o assunto não fosse tanto tabu e não tivesse tanto preconceito em procurar auxílio psicológico e psiquiátrico, talvez, a pessoa não teria optado por medida tão drástica.
Recorrer ao auxílio de profissionais que cuidam da saúde psíquica, como o psicólogo e o psiquiatra NÃO É COISA DE LOUCO e sim coisa de gente que NÃO QUER FICAR LOUCO. E lembre-se, antes de um ser humano ser “louco”, ELE É UM SER HUMANO!
Não se engane, por mais que você acredite ter plena saúde psíquica, talvez você possa ser acometido por algum transtorno, a começar pelo excesso de ansiedade.
A melhor forma de prevenção não é escondendo o assunto e sim levando informação para as pessoas para que possam se ajudar e, sobretudo, ajudar os familiares.
Ansiedade não é coisa de gente plugada, depressão não é coisa de gente fresca, pânico não é coisa de medroso! Diga não ao pré-conceito!
Confira no site da ABP a programação e divulgue essa iniciativa!
Comments