top of page

Reprovado, e agora?

  • por Nayara Alves
  • 16 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

Saiu o resultado da prova da OAB e você foi reprovado. Quais os sentimentos vem à tona? Suponho que dentre muitos, a sensação de incapacidade é um deles, certo? Ocorre que a prova da OAB, e qualquer outra prova, não é um teste que mensurará a competência e a capacidade de um profissional. A capacidade e a competência são muito mais abrangentes e não cabem numa avaliação realizada por meio de uma ferramenta essencialmente técnica. Entretanto, a OAB é uma "barreira" que, sem dúvida, precisa ser superada!

O fato é que não exite apenas uma causa que leva a reprovação, tudo na vida depende de um conjunto de fatores. Dentro desses fatores, existem aqueles que você não consegue/pode controlar e existem fatores que sim, que você pode controlar porque dependem exclusivamente de você. Ao se deparar com uma (duas, três, quatro...) reprovação(ções), é necessário repensar três fatores essenciais:

 

Fator 1. Preparo Técnico O quanto você realmente estava preparado para a prova? O quanto você se dedicou, e estudou? O quanto você estudou provas anteriores para fixar conteúdo e conhecer o estilo da banca? Quantas aulas você assistiu? Quantos corpos legislativos você leu? Essas perguntas servem de orientação para o próximo fator. Fator 2. Estratégia Ao se questionar como foi o seu preparo técnico com as perguntas anteriores, você consegue identificar qual foi sua rotina de preparo, o que deu certo e o que não deu certo. A pergunta agora é: adianta continuar agindo da mesma forma? Talvez seja necessário mudar um pouco a estratégia de estudo! Por exemplo: ao fazer a reflexão com as perguntas do Fator 1, você pode chegar à conclusão que 90% do seu tempo de preparação foi dedicado às aulas, e os outros 10% em responder algumas questões. Até o momento você não se dedicou a revisar as provas respondidas, muito menos em ler a lei seca! Experimente repensar e remodelar a estratégia de estudo! Fator 3. Preparo Psicológico De que adianta você ter um bom preparo técnico, uma boa estratégia de estudos, mas não se dedicar a preparar o seu psicológico e o seu emocional?

Sabe aquele famoso branco? Aquela tremedeira, suadouro e estresse que rola na hora da prova?

Isso precisa estar sob o seu controle!

E o que dizer da cobrança de amigos, familiares e até mesmo nossa autocobrança? Sempre queremos mostrar para os outros e, principalmente, para nós mesmos que somos capazes, não é?

Quantas vezes você foi fazer a prova e deixou que suas emoções governassem a situação?! Quem está no controle é você, não suas emoções!

É o momento de colocar a razão para dominar completamente suas emoções! Tenha uma "frase de efeito" que te proporcione o equilíbrio necessário nos momentos de estresse!

 

Após analisar esses três fatores, você deve estar se perguntando: "ótimo! já posso fazer a inscrição para o próximo exame?" Antes de você correr para fazer a inscrição, certifique-se que o intervalo de tempo será suficiente para você se lapidar. De nada adiantará fazer prova atrás de prova, acumulando frustração atrás de frustração! Reserve um tempo para se preparar adequadamente!

Comentarii


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sua mensagem foi enviada!

Siga:

 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2016 | Vida com Direito

google-site-verification: googleb1764abecd9593e7.html

bottom of page