Matando a Charada
5 dicas para identificar a peça na 2ª fase da OAB.
Treine. Treine. Treine muito. Treine mais uma vez.
Resolva o máximo de provas anteriores para se familiarizar com a forma como a FGV elabora os enunciados. Com o treino além de fixar as teses mais cobradas, que costumam repetir, você conhece o estilo do enunciado e vai aperfeiçoando a sua percepção e interpretação sobre ele.
2
Conheça a “Linha do Tempo”
Para conseguir identificar a peça de prontidão conheça bem a linha processual (régua processual) da sua área. Você precisa conhecer a “linha do tempo” processual da área que você escolheu, assim você consegue identificar em que momento processual você está, e a peça processual pedida na prova será o próximo ato. Desenhe várias e várias vezes a linha do tempo de cada rito para fixar bastante!
4
Faça perguntas.
Se as dúvidas persistirem, faça perguntas para o enunciado que ele te responde!
*Quem? – Para identificar a parte que você representa.
*O que quer? – Para identificar o(s) pedido(s) do cliente.
*Contra quem/o que? – Para delimitar quem/o que atacar.
*Por quê? – Para identificar os fundamentos de fato e de direito.
*Como? – Para identificar a peça processual adequada capaz de satisfazer os interesses do cliente.
*Onde? – Para identificar a competência e o endereçamento da peça (não despreze o endereçamento só porque vale pouco, geralmente 0,10/0,20, isso pode garantir sua aprovação, já que não existente arredondamento na pontuação).
1
“Quem é seu cliente?”
Identifique com clareza por qual parte você está! Isso pode fazer a diferença entre apresentar uma petição inicial ou uma contestação! (Parece bobo? Sim, mas faz toda diferença! Rsrsrs)
3
Leia os Detalhes.
Outra dica para identificar a peça é ler atentamente o enunciado da questão. Leia pelo menos 3 vezes e fique atento aos detalhes das palavras. Às vezes são nos detalhes do enunciado que você “mata a charada” de qual a peça certa quando se está em dúvida entre duas peças.
5
Você tem mais dicas?! Manda pra gente!