
Seja no início da faculdade, ou na preparação para concursos ou para a 2ª etapa da OAB, alguns podem se deparar com a dúvida : "e agora, como eu marco o vade?".
Tem gente que já sai fazendo arte pra tudo quanto é canto do vade. Se você é desses e está com um vade zerado, confere essas dicas aqui antes de sair "pintando o 7"!
Se você for fazer algum cursinho preparatório, sugiro que aguarde a orientação da equipe de professores, geralmente eles utilizam um esquema de cores para cada área.Se você está estudando por conta, sugiro o seguinte esquema de 3 cores: -direito material; -direito processual; -fundamento de peças.
De qualquer forma, evite marcar em excesso para não poluir a visão, e não se perder em meio às suas próprias remissões. Marque aquilo que realmente for importante!
E marcar com o que?! Algumas sugestões com considerações:
Marcadores de Texto
- marca texto tradicional: tem custo acessível e variedade de cores, porém como as páginas do vade são fininhas, acaba vazando a tinta. Eu não gosto.
- marca texto em gel: custo um pouco mais alto e com poucas cores. Nunca usei, justamente porque desanimei com o preço, mas já tive informações de que não vaza a tinta no verso da folha.
- canetas coloridas: só se for pra grifar, ou circular algo, pq não dá pra colorir o artigo todo com caneta, né?! De qualquer forma, fique atento pois algumas podem vazar tinta no verso da página. Utilizei algumas cores da Kilomêtrica da PaperMate, comprei um kit com um preço super acessível!
- lápis de cor: excelente custo benefício! E se quiser o efeito "brilhante" use as cores neon!! Essa foi minha escolha para marcar meu vade e apaixonei! Hoje utilizo os lápis até para marcar em livros, apostilas, cadernos, etc. Utilizei os lápis neon da CIS.
- giz de cera: também não experimentei, mas penso que o custo benefício deve ser próximo ao do lápis de cor.
Clipes, Filipetas e Post It
- Clipes: usar para marcar os índices geral e o remissivo dos códigos. Gente, índice remissivo é vida para a vida! (rsrsrrs) Se ainda não comprou seu vade, sugiro que compre um com um índice remissivo caprichado!
- Filipetas: excelentes para marcar leis específicas que você sabe que vai consultar muito. Por exemplo, em direito do trabalho consultamos muito a Lei das Domésticas (LC 150/15), e a Lei do FGTS (8036/90), como essas leis ficam na parte final do vade junto com um monte de outras leis, é legal colocar a filipeta nelas para facilitar a identificação. Penso que essa dica é válida para quem não usa aquelas etiquetas de identificação.
- E os post it tradicionais? Sinceramente, penso melhor deixar para usá-los em outras ocasiões! rsrsrs
Remissões
- “E quando quero fazer remissão a algum artigo de lei. Posso fazer de caneta?"
- Pode!!! Claro! Mas e se depois vc quiser apagar?
- A dica é fazer todas as remissões a lápis, além de mais discreto fica simples na hora de apagar, assim você pode mudar a remissão quantas vezes quiser!
- "Aiiii! Já fiz de caneta, exagerei nas remissões e quero apagar algumas, como faço?"
- Um amigo usou bombril para apagar a caneta e deu certo! Use um pedaço de bombril e vá raspando a página de leve e com muito cuidado para não rasgar a folha ou apagar o escrito do próprio vade!
Essas foram as minhas dicas para você que está #fazendoartenovademecum!
Poste uma foto do seu vade nas redes sociais e marque com a #fazendoartenovademecum, adorarei ver o seu material colorido!